segunda-feira, 25 de maio de 2009

Esta compra me custaram os olhos da cara...

Quero comentar de forma a só comentar sem detalhes a resportagem que passou em algum telejornal de fim de noite de domingo.

Pois bem, diarimanete lemos ou vemos e ouvimos - estes dois últimos bem mais confortáveis quando juntos- sobre filas intermináveis para transplante de algum órgão vital.. para ser ter uma esperança de um pouco mais de vida. Sem entrarmos no mérito da questão, muitos morrem porque simplesmente não conseguem o tal orgãozinho.

Mas neste mesmo mundo em que muitos morrem porque não se consegue um transplante de órgão.. ou porque não se consegue um tratamento nos hospitais público, há quem pague 25 mil pela troca da cor dos olhos.

Silêncio... ... ... ...

Quando se ver e sente certas mazelas da vida, principalmente sobre o sistema público de saúde do nosso país, ao ouvir uma notícia de que há quem pague VIN.TE CIN.CO MIL RE.AIS (!!!!)simplesmente porque num gosta da cor dos seus olhos, é isso que no causa: um silêncio de queixo caído e resgatado pela revolta. A reportagem levou a notícia para o povo nas ruas e a reação é interessante, uma delas foi algo do tipo (ai minha memória) : a busca sem limite pela beleza; cúmulo da vaidade... (algo desse tipo.. não memorizei as palavras na íntegra).

Não necessito dizer que causou-me revolta, já que tive o trabalho de expor a tal noíticia.

É claro que cada um faz o que quer... aliás, quem tem dinheiro faz o que bem entende. Apenas é de doer na mente em pensar que uns morrem porque o médico tem que escolher em qual paciente colocar o respirador (pôr falta do aparelho nos hospitais) e outros simplesmente pagam porque estão insatisfeito com a cor dos olhos, sendo que isso nada influencia na melhora da visão.. pelo contrário, pode causar catarata, tornar-se daltônico ... Mas que importa isso??? Pra ficar mais linda na foto do orkut, corro o risco... (esta não foi a justificativa da pessoa que se sujeitou essa cirurgia, porém, é o que passa na minha mente).

Enfim.. é só um comentário...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Família = Força

o final de semana foi explendoroso...

Bom passar com a família.. todos bem... Pode ser que nem tudo esteja em sua total normalidade, mas tudo está se direcionando para isto.

Quando temos dias sufocantes, aprendemos a agradecer por cada dia de alívio. Agradeço por cada sorriso. Agradeço a força Divina que nos levanta no momento que menos esperamos, por cada dia junto tanto fisico e espiritualmente com a pessoa e pessoas que amamos - Minha Família. É válido dizer, que antes que pensem que tenho uma família perfeita, digo que tenho sim. Somos perfeitos não por sermos da mesma cor, mesmo humor... todos solícitos... nada disso. Apenas estamos sempre juntos. Sempre estamos superando as mazelas que nos são "dedicadas". E nas andanças da vida, os vales nos põe ou nos faz praticar a força da união em cada família. E nos montes, vemos a confirmação ou começamos a perceber o quão forte é esse "elo família". E reforço dizer - mediante a tantos casos - que este elo pode ser um pouco abalado inicialmente quando há separação de pais, mas se souberem lidar com a questão sem egoísmo, com certeza, o elo não se quebrará. E entenderão que não se pode fingir ser perfeito, mas ser. E nem sempre é do modo mais tradicional.

Família é uma questão complicada estando todos juntos ou não.. não é fácil conviver. Respeitar o mundo pararelelo dentro de uma mesmo bolha é ter que ignorar a própria raiva, credo, conceitos...

Contudo, canceriana que sou... é gostoso saber que tenho a força familiar. E a quem ler este post, pense... você também, mesmo que inconsciente, é feliz por ter a sua família.. a quem confiar...

Até a próxima.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

... mas hoje é sexta-feira, certo? Sim, e o mundo continua com suas mazelas

A menta desta manhã está ausente... o dia amanheceu abafado com uma cara mal-humorada (com ou sem hífen???). Segundo a meterologia virá uma frente fria. Parece que os caras estão certos, e mais certo que eles, é o meu nariz que está congestionado... meu pulso doendo (coisas de velha??)... isso é sinal de que o tempo vai mudar...


Mas apesar de tudo, hoje é sexta-feira. E daí, cara pálida? (como diz minha amiga quase canadense Andréa Leite). Só poque é sexta o mundo pode virar um caos que seu humor será inabalável: ônibus cheio, trânsito parado, notícias de violência (coisa comum, sem abalos), patrão enche o saco, problemas familiares (amo família, mas sempre tem uma "arenga")... nada disso hoje vai quebrar o estado de espírito, pois há uma rodada com duração de 24 horas de sexta-feira. "Eitcha"! Essa tal cachaça sexta-feira é da boa, melhor que a mineirinha... Assim, nos comportamos no o último dia útil da semana, todos tolerantes, mais bem humorados.. e isso tudo, mesmo indo para o trabalho!. Na volta pra casa, a coisa fica meio esquentada (nos terminais de ônibus em especial). Todos com uma pressa de chegar em casa, salvo os que ficam pelos bares. Mas e daí, tá tudo certo... hoje é sexta-feira. Mesmo que haja uma contenda, sempre tem um que solta "Relaxa, hoje é sexta-feira"..hauhauahauahauahau.. se todo dia fosse sexta-feira o mundo estaria melhor.

É sexta sim, é maravilhoso manhã de sexta, mas o mundo continua a girar com todas as suas decandência social. E falo em especial ao Brasil, e cito a notícia atual: Prisão de três traficantes - assim diz a PM/SP - causa revolta na comunidade de Tiquatira. Segundo os manifestantes, os jovens presos não são traficantes. Dois jovens foram resgatados e um foi preso junto com mãe, esta, por desacato a autoridade, mas liberada em seguida.
Em meio ao lixo que ronda a PM das grandes capitais, logicamente, acreditaríamos nos moradores que se rebelaram. E digo, acho interessante isso. Conseguiram arrancar das mãos dos policiais dois dos três que estavam sendo levados. Agora imagina, se usassem também, esta força para terem uma vida mais digna, para cobrar dos políticos, para cobrar transporte coletivo decente, EXIGIR saúde pública de primeira linha.. Imaginem só, se tal manifestação fosse também direcionada para questões como estas que citei... ... ... ... ... (e põe reticência nesse imaginar, né não?) Não quero entrar no mérito de quem tem razão nessa história de São Paulo. Apenas quero dizer que sou contra a população ir contra a própria população: tacar fogo em ônibus, sabendo que tem um monte gente indo para o trabalho.. que pode ter criança ou o que for, é definitivamente a falência da sociedade, do convívio, DO POVO! .... é um contra o outro dentro de um mesmo barco... e é por isso que estamos cada vez mais afundando, porque enquanto estamos nos maltratando, os governantes estão num barco bem pertinho da gente "pouco se lixando para a opinião pública" e mais, pouco se lixando para este mesmo povo que os colocarão no poder novamente...

Mas que importa.... hoje é sexta-feira.

Bom final de semana!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

É preciso comerçar

Desisto de tentar colocar todo o layout desse blog ao meu gosto intríseco.
O problema é que não sei o que quero, eu faço e espero minha intuição aprovar. Pois bem, ela num aprovou nada do que foi feito até o momento com as cores, organização... nãos sei ao certo se o título do blog deveria ser "manhã com bafo de menta", pois tenho outros títulos que me agradam e agradam a ela (minha intuição). Como por exemplo: "meu pão francês"; "Jabá com Gerimum", entre outros que me cai na lógica do pensamento.

Manhã com bafo de menta fora escolhido porque adoro o ar gélido da manhã misturado com o cheiro de mato (eu moro próximo a região serrana do Rio), e me faz pensar em menta que tão logo será aquecida pelo cheiro quente e fresquinho do café não só feito em casa, mas por onde quer que passe, bares, lanchonete.. todas as cozinhas estão com sua água e seu pó preto para serem misturados e dar um gosto de manhã alimentada. É o que marca o início da manhã.

Gosto dessa parte do dia. Manhã possui todo um início, seja de esperança seja de angútia, mas a manhã é sempre um começo, é sempre uma coisa nova.. o ar gélida a espera de pulmões a inspirá-lo.. Uns sentirão como algo bom, gostoso... darão um certo valor... outros nem perceberão e já acordarão reclamando da vida, de Deus... Mas mesmo assim, este ar estar para todos sem discriminação... E agradeço por tê-lo mais um dia e por poder perceber tal graça nos dada a cada dia.

Pois bem, a todos uma bela manhã com menta, um bom café e até a proxima.

Uma perda de concentração: a lua parecendo ser feita de pó branco com falhas em seu interior nos saudou esta manhã atrás do Cristo Redentor (pena não ter uma câmera na ocasião)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Primeiro

Apenas um post de teste... preciso muito melhorar isso aqui.. Quero um template verde.. algo que lembre manhã com bafo de menta... ao menos pra mim... pq para os outros, é apenas um verde qq.. e sem graça..