sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sistema Fly By wire

E como dito ontem, o frio já está bem ameno... 22º graus logo pela manhã!!! (arg)

Não queria comentar aqui o assunto que todos no Brasil e no mundo tem falado desde do começo da semana: VOO 447 - RIO a PARIS. É uma tragédia incomensurável aos familiares em especial, pois a lacuna levará tempo não para ser preenchida, mas aceita e que a vida continua. Aliás, "a vida continua" é uma frase que num gosto de ouvir... Pois bem, não quero entrar muito no mérito da fatalidade, pois o caso é misterioso e envolve decisões que é melhor deixar o povo na ignorância... Mas, o assunto entrou numa área que não tenho o conhecimento profundo, em especial na área de aviação, porém no tocante a eletrônica eu gosto de ler e de comentar quando assim me sinto a vontade.

Não pretendo colocar detalhes, apenas aliviar-me dessa estupidez que é a tal de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Como pode o SER HUMANO - o bicho que se acha superior a qq outro ser na Terra - simplesmente subestimar a sua inteligência com relação a inteligência artificial? O que leva o criador achar que a sua cria é potencialmente a mais que o seu próprio pensar? Será que Deus acha que somos melhor que Ele??? Será que me acho melhor que meus pais??

Eu sou formada em Eletrônica (uma mera formação) e por ter estudado, me dói saber que esse lance de "inteligência artificial" tem por objetivo substituir o controle humano. O caminho que essa tecnologia toma é a de uma potencial bomba aos seus criadores.

Eu acho que deve ser uma grande satisfação para os tais criadores criar algo que podem sair do controle e destrui-los. "Ao menos posso dizer que sou capaz de projetar algo que pode tomar a decisão ou não de me matar"... arg...

Gosto da eletrônica, tecnologia... mas não suporto imaginar que ela pode ser mais valiosa que eu.

Logo quando os computadores viraram algo voltado para a população, ouvia-se muito:"computador é muito inteligente". E sabemos hoje que não por aí. A máquina só é capaz de calcular bilhões e bilhões de vezes mais rápido que uma mente humana, mas RACIOCINAR uma situação e adequá-la, jamais um computador fará (nem uma inteligência artificial). A máquina calcula a partir de um banco de dado, o que está fora deste, a máquina não RACIOCINA o que fazer. Ela simplesmente fica maluca... fica numa busca desesperada por um dado em seu banco para tomar uma decisão. E se esta, tem o controle total de algo e não sabe o que fazer, então... coitado desse "algo". Ficará a mercê da sorte.

Esse comentário todo acima, não apenas se baiseia na tragédia em si, mas por conta do SISTEMA FLY-BY-WIRE que comanda a aeronave AIRBUS. E é isso mesmo, o sistema COMANDA a aeronave, caso o computador entenda que está ocorrendo uma situação que está fora dos parâmetros corretos, o sistema assume o controle da aeronave sem deixar o piloto com a capacidade SE QUER DE TENTAR reverter alguma situação.

Eu vou deixar um link que fala de forma breve sobre o tal sistema estúpido. Tem um link com uma resportagem mais antiga, mas que contribui para o histórico ruim desse software.

O interessante que as empresas, neste caso, as da aviação tentam de toda as formas economizar sem repassar essa economia aos usuários. Mas mesmo assim adota um sistema caríssimo e fatalmente perigoso. E que seja fatal, né? ´- Fúnebre isso - Mas piloto morto pode levar a culpa que for que nada acontecerá... E fora que a implementação é cara.. mas num precisa pagar para o sistema trabalhar e manutenção pra quê... o sitema é de última geração; num precisa disso... é muito caro.

Acredito que a verdadeira causa não será exposta, a não ser que pudessem comprovar que foi falha humana. E se foi uma falha de sistema, vão soltar que isso é possível e que blá blá, e vão soltar a estatística de aeronaves que utilizam o tal sistema e que nada aconteceu (nada aconteceu, pq estar no esquecido, como já falei, esse sistema possui um histórico ruim).

Bem dito pelo leitor Arnaldo Soares do O GLOBO que "a Boeing faz aeronaves para pilotos, a AIRBUS faz aeronaves para engenheiros".

O sistema eletrônico não estar para tomar decisões, e sim para dar o apoio ao piloto. E se assim for, para que ter piloto de avião.

Como conversarmos meu namorado e eu: estão cada vez mais colocando carros que andam sozinhos.. e qual é a graça disso????

Somos uma raça inútil mesmo, né não?? O filme que ilustra esse cenário de computadores no comando é "WAL-E".

LInk:
SISTEMA FLY_BY-WIRE é polêmico e cheio de dúvida
http://http//http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/08/390469.shtml

Comentário de Arnaldo Soares:
http://http//oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/06/04/voo-447-quando-computador-o-piloto-756194779.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário