domingo, 21 de fevereiro de 2010

E de repente, não mais que de repente...



Fora de casa e sem muito o que fazer, fui a procura do livro O HOBBIT em minha bolsa. Eis que veio a lembrança que separei o livro para me acompanhar, mas não o pus dentro da bolsa e assim segui para o meu destino.
Por conta do meu desleixo e impulsionada a pôr uma atividade nos momentos que precederam a estes aqui no blog, fui junto à estante e vejo o livro que comprei mas estava em "stand by" até que os livros já iniciados sejam concluídos - Pois bem, eis o livro: Mentes Perigosas - O psicopata mora ao lado.

O livro de autoria da Psquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva é.. digamos.. estimulante (interessante já estar chato). A forma direta (e bem didática) que relata os casos dos originados pelos psicopatas é intrigante, em especial, quando cita não apenas as figuras que vem em nossa mente quando falamos em psicopatas, mas coloca políticos, executivos, crimonosos de colarinho branco em pauta. Sem citar nomes, mas casos reais, a autora nos remete a um olhar "plurilateral" e reflexivo àqueles que possuem deficiência no campo afetivo e emotivo. Não posso concluir os meus pensamento já que minha leitura segue em andamento, mas como já disse, a leitura é direta e estimulante.




Segue um trecho:




" A parte racional ou cognitiva dos psicopatas é perfeita e integral, por isso sabem perfeitamente o que estão fazendo. Quanto aos sentimento, porém, são absolutamente decifratários, pobres, ausentes de afeto e de profundidade emocional. Assim, concordo plenamente quando alguns autores dizem, de forma metafórica, que os psicopatas entendem a letra de uma canção, mas são incapazes de compreender a melodia."




Como o livro está cheio de passagens que nos levam a refletir, acredito que as citarei com frequência enquanto perdurar a leitura.








Nenhum comentário:

Postar um comentário