quarta-feira, 19 de agosto de 2009

História da Noruega

Eu preciso voltar ao hábito da leitura. Admito que não sou muito fã ou interesse ou ainda, paciência para a LITERATURA CLÁSSICA ou obrigatória na biblioteca mental...

Eu passo quase duas horas no ônibus para chegar no trabalho e o mesmo quando volto para casa. No lugar de ficar alimentando o meu mau hábito de sentar e dormir, eu devo ler. Tenho que treinar a ler enquanto viajo. Fico enjoada enquanto meus olhos transcorrem as linhas... mas é necessário tentar.

Já fui à livrarias para ver o que me interesso a ler, e nada me chamou atenção nem mesmo BERNARD CORNWELL - não tô afim de guerras épicas. Mas outro dia, estava "googlando" e achei algo interessante: A HISTÓRIA DA NORUEGA - BERGE FURRE. Link sobre o livro http://www.noruega.org.br/education/furre.htm

Eu gosto da NORUEGA. Claro que nunca pisei meus pés por lá. O que sei, li na imprensa e na WIKIPÉDIA. Interessa-me saber sobre o país que possui alta qualidade de vida. Tenho uma amiga que mora por lá.. e fico espantada com os serviços básico e PÚBLICO que funcionam por lá como por exemplo a SAÚDE, a educação. Tudo o que não temos nem a noção do que seja isso já que não temos esse que nem é privilégio, é OBRIGATÓRIO, JUSTO, ÚTIL e LEI (LEI??? isso aqui só alimenta páginas e mostra a beleza da língua portuguesa, e SÓ!).

Pois bem, sem entrar em comparação com o nosso país (tem como comparar??), fiquei super curiosa em ler tal livro. Este único volume é referência para as escolas da NORUEGA. Enfatiza a NORUEGA do século XX, mas o autor conta de forma resumida sobre os primeiros povos da NORUEGA (VIKINGS) e Independência Nacional.

Vou passar pela livraria para ler as primeira páginas e ver se vale a pena pagar o preço que não é tão baratinho assim. Mas ao que li da crítica a leitura parece ser bem direta e gostosa.

Assim que eu for apresentada pessoalmente ao livro, postarei aqui minha opinião.

Inté mais...

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Chuva de METEOROS - como é difícil eu falar essa palavra.
Como noticiado por todos os meios de comunicação e, claro, o GOOGLE ao acessar a página, na madrugada desta quarta-feira, a Terra iniciou a entrada na rota dos detritos do cometa Swift-Tuttle, responsáveis pela chuva de meteoros Perseídas.

Bem... eu não vi o show, até porque para tanto, pelo que ouvi, tem que ser longe da cidade (moro longe da cidade), estar em campo aberto e de preferência em lugar alto e olhar ao norte... Pois bem, onde moro tem um perfil perfeito para tentar ver o fenômeno, mas só fui saber que isso iria acontecer ao acordar e ligar o rádio.. e cá entre nós... acordar MAIS MADRUGADA que eu já acordo não dá...rsrsrsrrsrsrsrs...

É isso... esse foi só para registrar tal acontecimento interessante....

Quem quiser saber mais, segue um link com tabela dos meteoros que rolam durante o ano: http://www.cosmobrain.com.br/res/meteoros.html

inté mais

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Meu sol particular ...

Nesta manhã, rapidamente, registro a razão - ao menos pra mim - de ver o sol hoje.

Em 10 de agosto de cada ano, comemoro o nascer do meu regente inverso: O SOL.

Amo este meu SOL particular. Esta luz que me irradia, que me esquenta... que até às vezes me enche a paciência... mas sem esse calor que há tempos vivia sem, hoje não sei mais sentir o frio daquele vazio...

Bom ver todo esse brilho dourado e forte. Bom ser encorberta por essa energia que às vezes parece se esconder, assim como a estrela sol se esconde por entre as nuvens em dias de chuva...

Nesta data que marca o seu primeiro nascer no mundo, sinto-me uma bela Lua Cheia... e tentarei mostrar-lhe minha luz não para lhe ofuscar ou roubar seu brilho... apenas lhe acompanhar nessa jornada.

Alan, um grande beijo. Eu te Amo!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Pra passar o sono

Entre uma olhada e outra em fórmulas executadas em excel, venho aqui escrever um cadinho para distrair... O terrível sono veio me visitar. Mas não vou "dá bola" pra ele. Chega de sono!!! Afinal, faço parte do mundo moderno:
"Acordar cedo (no meu caso 04:40), trabalho de 8às 17h - até aqui tá fácil, sem contar com os estresses da viagem e até dentro do trabalho que pode ocorrer - Continuando: ir para curso (de 18:30 às 21:30).. enfrentar a viagem de volta pra casa... e chegar no lar ´por volta de 23h.. cuidar de mim e dormir pra tudo começar de novo. E ainda nem faculdade iniciei.. Portanto, é preciso adestrar este sono, pois pelos próximos anos não poderei dar muita atenção a essa vontade de selar as pálpebras."

Chega.. já passou o sono...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Reviver não significa viver em dias atuais

Eu ia escrever sobre muitas coisas: sarney, trânsito, acordar cedo... mas rolou um imprevisto: cheguei em casa e descobri que estava livre.. livre para curti um espaço vazio so.zi.nha!!! Há tempos que não me encontrava nesta tal liberdade pessoal.

Logo tive o trabalho de pegar meu DVD com entrada USB e conectar meu MP3 e ouvir minhas músicas numa altura que já tinha até me esquecido.... COntudo, acho que num me soltei o tanto que costumava... Foi gostoso relembrar... muitas lembranças de uma época que era eu e eu mesma... não que eu desejo isso novamente... as coisas mudam... e vc muda ao ponto de ao tentar viver novamente o passado se sentir estranha. Pra mim, reviver foi... memorável, mas não se encaixa com o meu EU de hoje.

E outro detalhe descoberto: estou ficando velha... num aguento mais ouvir música alta por muito tempo... até pelo MP3.. é mole??

Até mais.. .. ... ...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

É preciso mudar alguns hábitos

O que mais há para mudar em mim é o tópico Hábito e seus itens.

A começar pelo o que como. Fico a pensar uma frase que li em algum título de livro "você é o que come"... mas minha consciência não se importa nem um pouco para isso...

Mas é preciso tentar um mudar... e tentar com um compromisso. Coisa que e falta. Ando descompromissada demais comigo mesma, portanto, o negócio é levar um pouco mais a sério.

Óbvio que num vou cometer a loucura de parar de comer todas as coisas gostosas. Mas não é necessário comer tudo de uma só vez. E acho que é isso que preciso educar. Esta vontade desenfreada que quer comer sem a mínima fome, mas já que tem, vamos comer. Chega disso!!!!

Para pôr ordem no psicológico, vou determinar que irei ingerir a cada três horas.. assim não fico por longo período sem comer... e dessa forma, fica mais aceitável entrar numa dieta... Nada de tão rigoroso, mas ao menos "compromissado". Agora mesmo, tomo um danone e às 12:30 vou para o almoço. A primeira semana é péssimo, pq é preciso se libertar do tal hábito. E é difícil, uma vez que o hábito é confortável e prazeroso. E como "tá ruim, mas tá bom"... "tô gordinha, mas tá bom"...

Então, vou tentar me policiar e ver no que dá... Mas tem ue ser um compromisso, nada de imaginar que só estou efetuando para ter um corpo mais magro e sim por ter uma vida mais saudável. E também não quero como o meu amigo Léo Custódio: "não quero virar os trintas (tá bem longe para isso) com a sensação de 90".

Outro hábito que preciso urgentemente expurgar de mim é o tal sono... Nossa.. lembro que quando mais nova eu dormia pouco, mas tinha muito pique.. Oopss... será que é pq eu era umpouquinho mais nova?? Só sei que agora, eu acordo pensando em já estar no ônibus para poder tirar o meu cochilo enquanto o ônibus transcorre pela Av. Brasil. Preciso tb esquecer que existe sono.. é preciso dormir sim, mas no meu caso, preciso me acostumar ficar sem as 8 horas necessária já que moro longe da onde trabalho e quando começar a faculdade a coisa vai ficar pior... portanto, é bom eu parar de ficar de mal humor ou me sentir depressiva quando sei que num posso dormir até tarde no outro dia e tão pouco dormir cedo...

Enfim...

Inté mais...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

aaaaaaaaaaaaii... essa fase de novato em uma empresa é chata e pesada.
Ainda não estou inserida no ritmo. Desconheço as letras que irão copor o meu musical cotidiano. Já fui apresentada há algumas melodias, mas nada está no meu compasso.

Por hora, trabalho a mente para me manter calma, objetiva, CONCENTRADA.

Mas preciso dizer que estou com um estímulo de voltar a ser uma estudante. Resta eu decidir o que farei como estudante. Arg... desde que pus a regra de não trabalhar mais com informática e esquecer minha formação técnica em ELETRÔNICA que tento reencontrar meu caminho.

Gosto muito de Letras... gosto de idiomas... não tenho uma perfeita dicção - não troco o "r" pelo "l" como muitos pensam, apenas me falta leveza na boca ao falar... Mas nunca caminhei pelos caminhos doce que me force a me formar em LETRAS. Meu trabalho até hoje está ligado a minha área técnica. E dou graças por esta minha formação, pois meus melhores empregos resultam da tal formação em Eletrônica que tanto tinha orgulho.

Pois bem, pesquisando sobre o que quero fazer e em conversas, descobri que o CREA é aceito como convênio em algumas faculdades (ESTACIO, GAMA FILHO). Não tenho CREA - não ia mesmo trabalhar com eletrônica , então para que ficar pagando conselho?). Mas acredito que eu podia reconsiderar e me inscrever no conselho. Ao menos pelo interesse de desconto na faculdade. E o que fazer na faculdade? Isso é outro papo, e preciso... sinto que preciso dá um passo mesmo que eu mude a direção...checar a questão do CREA... viabilizar da melhor maneiro o meu ingresso ao mundo universitário.

Eu estou com um monte de ideias e vontades, mas me perco nesse meu universo pensante. Penso em até voltar ao meu cursinho de inglês para não perder o valor desse "plus" que iniciei bem, mas não conclui e tão pouco o mantive nas melhores condições de uso. E assumo que num sou disciplinada para estudar sozinha sem ter a obrigação de comparecer a uma instituição. Sondei o curso de idiomas da GAMA FILHO, em pareceu interessante. E o valor do curso é bem bacana. Como já tenho um básico e um intermediário sólido, acho que num preciso investir uma fortuna para prosseguir com esse idioma. Na empresa atual não é necessário, apenas é uma diferencial no currículo, mas nunca se sabe o dia de amanhã.

Meus inscritos aqui estão bem no estilo "meu querido diário"... é pq preciso mesmo me expressar.. é uma boa terapia para mim. E sou uma pessoa que me acomodo no pensar sem querer expor e isso num faz bem. E assim... eu aprenda a me organizar melhor.

Muitas coisas legais estão ocorrendo e uma das que já ocorre há um tempo e me ajuda a melhorar a cada dia é o meu namorado.. é bom saber que somos companheiro para a melhora um do outro.. e a mim, ele vem contribuindo bastante. Passe-me a segurança de que podemos envelhecer juntinhos...rsrsrsrsrsrs...

Chega por hoje.
Inté a próxima.